Você está em:

  1. Início
  2. Programação
  3. Eventos
  4. Divertida Mente

Aconteceu Ver todas

Divertida Mente

Entrada: Gratuita

HORÁRIOS

Com bons amigos, pais carinhosos e uma escola feliz, a pequena Riley, 11, tinha a alegria como principal entre suas emoções. Na verdade, ela, a Alegria, assim como as demais emoções que são apresentadas adiante, são personagens no desenrolar da trama de “Divertida Mente”, animação da Pixar, de 2015. 


Riley, no entanto, vê sua vida virar de ponta a cabeça quando recebe a notícia de que irá mudar de cidade. Uma nova casa para ser transformado em lar, novos amigos para serem conquistados, uma nova rotina para chamar de sua. É quando uma confusão se instaura na cabeça da menina. As cinco emoções, Alegria, Raiva, Nojinho, Medo e Tristeza, passam a ocupar a mente da garota, e os personagens não somente observam, literalmente, a vida pelos olhos de Riley, mas são fundamentais nas atitudes da pequena.


Com todas as mudanças, a Alegria, que antes reinava, precisa disputar terreno com outras emoções, principalmente com a Tristeza, que, aos poucos, sente curiosidade e resolve mexer onde não devia, até que tudo sai fora de controle na mente da garota. Tudo isso em um processo que o espectador acompanha boquiaberto, enquanto Riley vai construindo sua personalidade.


Na trama, uma lição é importante, entre tantas outras: também a tristeza deve ter lugar em nossos corações. Devemos saber lidar com os sentimentos com maturidade, não somente fugir deles. Toda emoção tem seu propósito, seu momento, porque a vida é uma mistura de tudo isso e o objetivo é sabermos dosar. Alegria, medo, raiva, e tantos outros sentimentos que derivam dos fundamentais, podem coexistir quando estamos em harmonia com nós mesmos.


“Divertida Mente” é brilhante em detalhes. O diretor Pete Docter (Up: Altas Aventuras) soube trabalhar a história sem desgastá-la, já que o enredo principal acontece dentro da cabeça de Riley. Conceitos abstratos da cabeça humana encontram lugar inusitado na animação que diverte, educa e emociona. Uma obra para ser apreciada por crianças e adultos.


Ana Lídia Oliveira

Comunicadora Social Audiovisual


Dias 15 e 29 de janeiro, às 16h, no Cineteatro Afipe.

Poster de Divertida Mente

Ficha Técnica:

Data de lançamento: 18 de junho de 2015 (1h 35min)

Direção: Pete Docter

Elenco: Miá Mello, Otaviano Costa, Dani Calabresa mais

Gêneros: Animação, Comédia , Família

Nacionalidade: Eua