Você está em:

  1. Início
  2. Programação
  3. Eventos
  4. Exposição de Esculturas - Lourenço Menezes

Aconteceu Ver todas

Exposição de Esculturas - Lourenço Menezes

Entrada: Gratuita

HORÁRIOS

Lourenço Gomes de Menezes Filho nasceu em 26 de setembro de 1957, no antigo município de Campininha que hoje é conhecido como bairro de Campinas, município de Goiânia (GO). Como artista santeiro do estado de Goiás, destaca-se na arte sacra, a arte de talhar madeira, pedra sabão e modelar argila para produzir imagens relacionadas à religiosidade do povo goiano. Hoje ele é considerado um dos artistas mais importantes do Estado e vive da produção de sua arte.

Já foi também pedreiro e carpinteiro. Por nunca ter frequentado uma escola, Lourenço é considerando autodidata, aprendendo com a sua curiosidade, vendo jornais e revistas velhas. Religioso fervoroso, frequenta e participa das atividades da Igreja desde criança. Faz a reprodução de santos em madeira a partir do que lê sobre a história de cada um na Bíblia.

Trabalha, na maioria das vezes, com a madeira cedro, espécie de sua preferência, por ser macia, cheirosa e de grande durabilidade. Possui um cuidado ao entalhar suas imagens, dando-lhes movimentos precisos em composições elegantes e inteligentes, demonstrando grande conhecimento de anatomia.

A exposição de Lourenço Gomes tem como missão estimular sentimentos, ideias e memórias por meio da religiosidade retratada pelas imagens sacras, valorizando a arte santeira do Estado de Goiás.

Aberta à visitação durante todos os eventos do mês de outubro.

Poster de Exposição de Esculturas  - Lourenço Menezes

​.