Você está em:

  1. Início
  2. Novidades
  3. Notícias
  4. "Encontro da arte com a evangelização"

Notícias Veja mais


Sexta-feira, 24 de Junho de 2016 às 00:00

Encontro da arte com a evangelização

DESTAQUE_NEWSLETTER_MES_DE_DEZEMBRO_4Cultura e entretenimento, com grandes momentos de evangelização e graça para os moradores de Trindade (GO) e romeiros do Divino Pai Eterno. É isso que as pessoas que moram e frequentam a Capital da Fé vão vivenciar ainda mais, no próximo ano, com a inauguração do Cineteatro Afipe. Uma das grandes novidades para 2016, o espaço, reformado e restaurado pela Associação Filhos do Pai Eterno, unirá, em um só lugar, a cultura, o lazer e a evangelização.

A semana de inauguração, de 19 a 24 de janeiro, contará com uma programação especial de entretenimento e evangelização. A abertura será marcada pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás e presidente-fundador da Afipe, Pe. Robson de Oliveira. Ao longo da semana, outras atividades serão realizadas, dentre elas: exibição de filmes, festival de teatro, exposição de pinturas sacras de artistas de Trindade, além de momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.

DESTAQUE_NEWSLETTER_MES_DE_DEZEMBRO_21A restauração do espaço tem o objetivo de resgatar a história de Trindade, ampliando os meios de evangelização e proporcionando eventos de fé, cultura e entretenimento aos moradores e devotos do Pai Eterno.

De acordo com Pe. Robson, os momentos de oração serão frequentes, de forma a fazer com que Deus esteja ainda mais presente na vida dos devotos. “Será um lugar para refletir de forma catequética, teológica e, também, para se louvar através de shows artísticos, de teatros, em suma, de várias maneiras, falar de Deus, louvar a Deus, engrandecer o nome de Deus. Esse ambiente é para isso e quer servir a Deus dessa maneira”, explica.

A estrutura do novo Cineteatro é composta por um grande palco; camarins; área de plateia com 939 lugares, com áreas reservadas para pessoas com sobrepeso e cadeirantes; projeto acústico e estrutura de transmissão; foyer com rampas de acessibilidade; bilheteria; lanchonete; banheiros para públicos feminino e masculino, ambos com acessibilidade; além de outros ambientes como estacionamento restrito; sala vip; recepção; produção; manutenção; cabine de luz, projeção e som; e sala de transmissão.

DESTAQUE_NEWSLETTER_MES_DE_DEZEMBRO_2História

A restauração do Cineteatro Afipe teve início em 2014, quando o espaço foi adquirido pela Associação Filhos do Pai Eterno. O local faz parte da história de Trindade e, antigamente, tinha o nome de Cine Teatro Mara. Naquela época, o proprietário era o trindadense João Alves Carvalho, conhecido como Pirarara. Ele decidiu montar um cinema para trazer à população e aos romeiros uma opção cultural.

A inauguração aconteceu em 1956 com a exibição do filme “A Viúva Alegre”. Em 1968, o Cine Teatro Mara passou por reforma para aumentar sua capacidade, pois, sua estrutura não suportava mais o número de pessoas que queriam frequentar o local. Assim, o espaço foi ampliado e passou a servir também para outros eventos, encontros sociais e reuniões políticas.

Nos anos 80, o espaço foi vendido e o seu novo dono resolveu transformar o cinema em um Clube Recreativo de Trindade, recebendo festividades durante a Romaria e bailes tradicionais da cidade.

DESTAQUE_NEWSLETTER_MES_DE_DEZEMBRO_3A partir de 1986, o cinema passou também a ser um local de apresentações teatrais da cidade. Entre os anos de 1996 e 1998, o Cine Teatro sediou edições do Festival de Teatro da cidade, produzido, montado e organizado pelo grupo teatral da cidade, o Desencanto.

Com o passar dos anos, o movimento do local foi diminuindo e, com isso, passou a ter dificuldades de funcionamento. O proprietário tentou investimento do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e ofereceu também à Prefeitura de Trindade, mas não conseguiu reerguer o local, que foi fechado. Em 2014, a Afipe iniciou as obras de reforma, restauração e ampliação do novo espaço de eventos, que será reinaugurado com novo nome: Cineteatro Afipe.